Aumento de peso repentino

Certamente que já lhe aconteceu ficar surpresa e assustada, ao subir na balança e ver uma variação de peso significativa. Isto pode acontecer em poucos dias e, até de um dia para o outro, o que é desmotivante e desesperante.Composição corporal - Miguel Figueiredo

Parece que um bom plano alimentar, a dieta e exercício deixou de funcionar assim de repente, mas não! Calma, pois vou-lhe explicar porquê:

Em primeiro lugar é preciso entender que esse aumento de peso repentino não tem nada a ver com a estrutura da composição corporal base. Não traduz a massa gorda, muscular e gordura visceral, densidade óssea, etc.

O mais provável é o corpo estar a reagir e adaptar-se ao que aconteceu nos últimos dia

O que acontece ?

O corpo tem mecanismos de ajustes metabólicos muito complexos, alguns deles são sinais de alerta que querem a nossa atenção. Tal como uma dor de cabeça depois de uma noite mal dormida, ou alterações dos intestinos depois de uma refeição de fast food.

Outros processos fazem parte do equilíbrio interno do corpo (homeostase) que não são imediatos. Um corte ou um nódoa negra pode ficar visível por semanas e uma constipação demorar uns dias até melhorar. O corpo trata disso sozinho, e no final, tudo fica bem.

Os principais fatores  que podem levar ao aumento repentino do peso são:

1 – Ingestão de salO sódio no sal, molho de soja, alimentos ultraprocessados, salgadinhos, etc, leva o corpo a reter mais líquidos. Uma refeição fora do normal nos últimos dias pode ser a causa;

2 – Comeu mais açúcar (e hidratos de carbono) –  Para o açúcar ser armazenado sob a forma de glicogénio necessita de 3x mais água, retendo-a e aumentando o peso. Atenção que os hidratos de carbono como pão, massas e algumas frutas são transformadas em açúcar no corpo;

3 – Não foi à casa de banhoNão evacuar e não urinar pode levar a uma variação significativa no peso. Imagine-se então uma pessoa que passar dias sem ir à casa de banho;

4 – Tem treinado mais intensamenteMicro roturas no treino dão início ao processo inflamatório do corpo normal, que aumenta a retenção de água. E ao aumentar o músculo, este pesa muito mais que gordura;

5 – A qualidade do sono é má  – O sono é um pilar de saúde e longevidade. Afeta hormonas da tireóide, leptina e leptina, associadas ao peso e apetite. Aumenta o cortisol reduz a atividade de vários processos fisiológicos, e o metabolismo abranda;

6 – Aproximação da menstruaçãoApós a fase ovulatória, e até à menstruação, há mais tendência para retenção de líquidos, associado ao aumento de apetite, menos actividade e inchaço abdominal;

7 – Pesar a horas diferentesHá grandes flutuações de peso ao logo do dia de devido á alimentação, funções corporais, atividade e stress. O ideal seria pesar sempre de manhã, á mesma hora, em jejum e depois de ir à casa de banho;

8 – Mais stress e ansiedadeComo um mau sono, o stress ativa mecanismos de sobrevivência que reduz funções corporais para mínimos de manutenção. Aumenta ainda o apetite por alimentos doces, fritos e salgados;

9 – Tem bebido pouca águaFalta de água pode ser confundido com apetite e leva a comer mais. Afeta o funcionamento do sistema linfático e intestinos. E sabia que cerca de 80% da gordura é perdida através da respiração? E para isso é preciso água;

E agora, o que fazer ?

Depois do susto inicial com a balança, depois o que acontece ? NADA! 

Isto claro, se voltarmos a fazer a coisas certas o mais rapidamente possível, e não achar que tudo está perdido. Às vezes até pode ser benéfico porque obriga o metabolismo a lidar com estímulos diferentes, aumentando a flexibilidade metabólica.

Em poucos dias tudo volta ao normal e lembre-se também daquelas alturas em que a balança até mostrou um peso menor do que estaria à espera, tendo em conta algumas asneiras que se fizeram nos dias anteriores.

Mas infelizmente, a maioria das pessoas desiste após ver um número que não lhe agrada, pois acha que o processo é linear.

É importante então voltar ás rotinas anteriores, desde que sejam as corretas. No meu caso, e que não é válido para todos, faço um período de jejum um pouco mais prolongado e tudo estabiliza.

Quer saber mais sobre as ferramentas e estratégias a adoptar ?
Se estiver disposta a fazer pequenas alterações às rotinas de estilo de vida e atitude mental, fale comigo que posso ajudar nesse processo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

Deixe uma resposta