SOBRE MIM

Estou hoje, aos 47 anos, na minha melhor forma física e mental que alguma vez estive.

Tenho como objectivo manter-me activo até aos 100 anos, com a melhor qualidade de vida possível. Por mim em primeiro lugar, mas também para poder inspirar e dar o exemplo às pessoas que acompanho e me seguem.

Mas nem sempre foi assim…

Numa fase menos boa da minha vida tive alguns problemas de saúde e excesso de peso. Isto levou-me a prestar ainda mais atenção a todas as opções possíveis para me manter saudável, sem criar uma dependência de medicamentos ou delegar a minha saúde à responsabilidade de terceiros.

Apesar dessa fase, desde criança que a alimentação, saúde e desporto são uma paixão. 

Sempre procurei entender como os vários regimes alimentares e alimentos específicos influenciavam a minha saúde, níveis de energia e rendimento desportivo.

O desporto sempre foi parte da minha minha vida, tendo competido inclusive a nível internacional, representando Portugal. Ténis, surf, squash e hockey, são alguns dos desportos que pratiquei de forma mais intensiva.

Experimentei e pus à prova vários tipos de regimes alimentares, desde o veganismo ao carnívoro, passando pela macrobiótica, paleo, low carb e cetogénica. 

Continuo a fazer estas experiências apesar de saber que tipo de alimentação que me mantém saudável e otimizado a nível físico, mental e rendimento desportivo.

Além das formações constantes com as quais solidifico os meus conhecimentos, considero-me ainda um pesquisador independente da literatura científica. Mantenho o hábito (e vício) de ler diariamente artigos científicos, ensaios clínicos, palestras, podcasts e entrevistas com os mais proeminentes cientistas, médicos, nutricionistas e investigadores na área da saúde.

Não acredito em verdades absolutas, especialmente na área das ciências. A necessidade de estar sempre actualizado é a minha forma de estar, uma obsessão saudável.

Acredito num futuro próximo em que a medicina seja apenas uma, combinando os maiores avanços das ciências médicas com uma visão mais integrada sobre a especificidade de cada pessoa.

Acredito numa prática médica em que todas as especialidades e especialistas interagem e comunicam de forma integrada.

Acredito numa medicina que entende e avalia o indivíduo como um conjunto único e interligado de características físicas e emocionais que pode ser altamente otimizado através da escolha de bons estilos de vida e uma alimentação correcta.

Acredito numa medicina cujo objetivo é criar, acima de tudo, condições tão favoráveis de saúde e bem-estar que o indivíduo não tenha que recorrer a serviços de urgências para lidar com questões e crónicas que poderiam ter sido evitadas.

Acredito num conceito de saúde sinónimo de vitalidade, equilíbrio, energia física e acuidade mental, independentemente da idade ou fase de vida. Não nos devemos render aos fatalismos associados à herança genética ou ao envelhecimento.

Acredito que a Saúde e qualidade de vida não é algo que nos é atribuído por sorte. É antes o resultado ou a soma de todas as escolhas que fazemos, e que devem ser adequadas à nossa bioindividualidade, mesmo quando temos a desfavor predisposições genéticas ou doenças já adquiridas.

Tinha o sonho de entrar para a faculdade de desporto depois do 12º ano, mas infelizmente não foi possível. Na altura fazia surf e dava aulas de ténis e achava que a minha vida seria nessa área. Contra a minha vontade, acabei por tirar comunicação social, na especialização de marketing e publicidade, iniciando uma fase da minha vida contra natura e que terminou 13 anos depois, com uma volta de 180º

E durante este tempo, houve uma altura da minha vida em que tive alguns problemas de saúde e mais 15Kg do que tenho hoje.

Terminado o curso superior e durante cerca de 9 anos, trabalhei num banco na área comercial. Era algo que detestava, e que afectou seriamente a minha saúde física e mental. Hoje e apesar de tudo, estou grato por isso. Esse trabalho permitiu-me muitas coisas que não teriam sido possíveis de outra forma. E não seria quem sou hoje nem estaria a fazer o que faço e amo.

Por vezes temos mesmo que nos perder completamente antes de encontrarmos o caminho certo.

Voltando ao percurso, nessa altura comecei a ter crises de ansiedade e ataques de pânico debilitantes, hipertensão e sobrepeso pois tinha perdido o foco e motivação para fazer aquilo que gostava. Comecei a tomar antidepressivos e medicamentos para a hipertensão. 

Numa altura em todas esta situação se tornou impossível de gerir, dominando negativamente toda a minha saúde e vida familiar, acabei por procurar ajuda. 

Com o apoio de uma excelente médica psiquiatra que me ajudou a entender todas as causas dos problemas, acabei por deixar o emprego que tinha. Isto mesmo sabendo que poderia passar dificuldades, com um filho bebé e uma casa para pagar.

Mas acabou por ser a melhor decisão da minha vida. Iniciei um novo percurso em que a cada dia novas portas se abriam. Comecei por tirar pequenas formações na área da massagem, tendo depois viajado para a Índia onde estive várias vezes a estudar e solidificar uma nova fase da vida e desenvolvimento pessoal. Esta fase ainda se mantém, mais forte que nunca, quase 20 anos depois.

É curioso como penso que um início por uma área mais “alternativa” acabou por me levar a uma abordagem dominada pela evidência científica, sem contudo manter uma mente fechada para outras abordagens, muitas delas que considero válidas.

Apesar de actualmente trabalhar em exclusivo como Health Coach na área de Medicina de estilo de Vida formação na área das terapias complementares em 2003/2004 na área da massagem. 

Iniciei-me pelo Shiatsu, Quiromassagem, Drenagem Linfática e Reflexologia. Rapidamente comecei a sentir um crescente interesse para além das técnicas manuais e manipulativas, focando-me cada vez mais na parte clínica e potencialidades terapêuticas como medicina dos métodos complementares ou “não convencionais”.

Após uma formação em Massagem Ayurvédica, acabei por viajar várias vezes para a Índia, o que fiz durante 5 anos, para estudar Medicina Ayurvédica em várias áreas de acção: medicina, tratamentos corporais, nutrição, pachakarma e destoxificação.

Desde 2006 que tive a oportunidade de começar a pôr em prática as minhas competências na área da saúde e, ao lidar com tantos casos diferentes, foi crescendo o interesse por áreas diversa e integradas como a nutrição clínica e funcional, medicina funcional, bioquímica, epigenética, health coaching, performance desportiva, entre outras.

Ao mesmo tempo fui complementado a formação em técnicas manipulativas, em várias áreas como fisioterapia dermatofuncional, drenagem linfática especializada e pós-operatório, terapia sacro craneana, alongamentos terapêuticos, kinesiotaping, ventosoterapia, mesoterapia, entre outras.

As formações e certificações na área da medicina funcional, nutrição clínica e funcional, imunonutrição, entre outras, vieram abrir as portas que faltavam para desenvolver a minha abordagem ao diagnóstico e tratamento com grande eficácia. Desde simples programas de controle de peso até à gestão de doenças degenerativas, auto-imunes, diabetes, problemas endócrinos, etc.

Tendo abandonado por completo as terapias manuais, na última década tenho então me dedicado exclusivamente ao estudo e investigação na área da medicina, nutrição e coaching em saúde.

A minha abordagem ao diagnóstico e tratamento, entendo e descrevo como Medicina Integrada Funcional.

Medicina Funcional e Medicina de Estilo de Vida (Lifestyle Medicine)

  • Lifestyle Medicine: Nutrition and the Metabolic Syndrome – Harvard Medical School 
  • A Systems Approach to Reversing the Epidemic of Chronic Disease – Institute for Functional Medicine
  • Clinical Solutions for Addressing the Underlying Causes of Disease – Institute for Functional Medicine
  • Functional Medicine: Personalized Treatments for Cardiometabolic Conditions – Institute for Functional Medicine

Nutrição

  • Advanced Nutrition Specialist – Certificação IFBB 
  • Advanced Nutrition for Weight Loss Diploma – Centre of Excellence
  • Nutrition Coaching – PN (Precise Nutrition)
  • Functional Nutrition: Clinical Solutions for Addressing the Underlying Causes of Disease – Institute for Functional Medicine
  • Introduction to Functional Nutrition: CSUCD – Institute for Functional Medicine
  • Diagnóstico e prática clínica em Nutrição – Nutriscience
  • Diet And Nutrition Coach Certification: Beginner To Advanced
  • Health and Nutrition Life Coach Certification (Accredited) – International Academy of life Coaching & Entrepreneurship
  • Nutrição Funcional – PE Brasil
  • Análises Clínicas aplicadas à Nutrição Funcional – Nutriscience
  • Curso de Avaliação e Composição corporal – Educafit
  • Gastronomia Funcional – EEP/HCFMUSP
  • Imunonutrição – PE Brasil
  • Nutrition and Health – University of Pittsburgh
  • Suplementação e Nutrição no Emagrecimento – Educafit
  • TMT® – Total Metabolic Trans  – Dra. Paula Leal 
  • Introduction to Food and Health – Stanford University
  • Nutrition and Health I e II – Vanderbilt University
  • Child Nutrition & Cooking – Stanford University
  • Pós Graduação em Nutrição Clínica – Cognos Institute

Saúde – Geral

  • Introduction to the Biology of Cancer – Johns Hopkins University School of Medicine
  • Probiotics, the Microbiome, and Host Immune Response – NCCIH
  • Food for Thought – McGill University
  • Nudge-it: Understanding Obesity – The University of Edinburgh
  • The Detox Summit
  • The Autoimune Summit

Coaching & Desenvolvimento Pessoal

  • Health and Nutrition Life Coach Certification (Accredited) – International Academy of life Coaching & Entrepreneurship
  • Coaching aplicado à Saúde – Dra. Andreia Torres
  • Curso aprofundado de Coaching, Ser Humano e Desenvolvimento Pessoal (com bases de PNL) – A.Sugimoto
  • Especialização em Psicologia Positiva – University of Pennsylvania
  • Cognitive Fitness – Harvard Health

Genética, Epigenética e Biotecnologia

  • Genes and the Human Condition (From Behavior to Biotechnology) – Maryland University
  • Epigenetic Control of Gene Expression – The University of Melbourne

Fisioterapia Dermatofuncional

  • Drenagem Linfática Manual – CEFAD
  • Drenagem Linfática Método Vodder – CTC
  • Drenagem Linfática pós-operatório e casos específicos – AMC, Londres
  • Mamoplastia pós-operatório – PE Brasil
  • Drenagem Linfática Facial – PE Brasil
  • Mesoterapia Homeopática – Oriental Care Elshad

Massoterapia e técnicas manipulativas

  • Quiromassagem – CEFAD
  • Terapia Sacro Craneana – Upledger Institute
  • Reflexologia
  • Indian Head Massage – London Centre of Indian Champissage
  • Shiatsu – EAN
  • Ayur-Yogaterapia
  • Alongamentos Terapêuticos  – ANTIC
  • Ligaduras Neuromusculares – Kinesio taping – ANTIC

Medicina Ayurvédica

  • Advanced Course Ayurveda Theraphies & Ayurveda Dietetics – Ayurgoa
  • Ayurvedic Theraphist – ANHC – Ayurvedic Natural Health Centre
  • Ayurvedic Bodyworks & Panchakarma – School of Ayurveda and Panchakarma
  • Ayurvedic Nutrition & Lifestyle – Fundação Oriente
  • Marma Therapy
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram