DOENÇAS AUTOIMUNES

Doencas autoimunes Medicina Funcional

Pode não existir cura definitiva para as doenças autoimunes, mas existe uma grande quantidade de medidas que podem ajudar a ter controle sobre as mesmas e melhorar significativamente a qualidade de vida.

Estilos de vida e protocolos alimentares autoimunes têm dado provas no atraso da sua progressão e diminuir grandemente os sintomas/ crises. 

Além da susceptibilidade genética,  existem inúmeros fatores externos que também se relacionam com a autoimunidade. 

A ciência tem em conta a epigenética, ou seja, o efeito que o estilo de vida e os fatores ambientais têm na expressão genética: os alimentos que come ou não come, o seu nível de stress, hábitos de sono e a exposição a toxinas, determinam dinamicamente a expressão do genes.

Cabe-nos a nós modular o sistema imunitário e recuperar a nossa saúde.

Para quem se destina

Pessoas diagnosticadas com doenças autoimunes que pretendem obter ajuda no controle das mesmas, através da otimização e ajuste dos seus estilos de vida: actividade física, suplementos, alimentação e aplicação de AIP´s (autoimune protocols) específicos e adaptados a cada caso/pessoa.

A consulta

  • É feita uma avaliação inicial e interpretado, de forma exaustiva, todo o historial clínico, análises e exames, medicação, estilos de vida e composição corporal
  • É feita a cronologia do aparecimento e evolução da doença, identificam-se os gatilhos e fatores perpetuadores dos sintomas e crises.
  • São definidas as estratégias e alterações que melhor se ajustam a cada caso e doença específica, podendo passar pela aplicação de protocolos autoimunes, recurso a suplementos, otimização do trato gastrointestinal, reforço da imunidade e defesas internas.
  • São indicados estilos de vida e rotinas diárias específicas que possuem um impacto directo sobre as glicemias, desde a actividade física, higiene do sono, e gestão do stress

O que está incluído

  • Ferramentas de acompanhamento e monitorização da evolução da doença, como o registo dos sintomas e intensidade das crises
  • Painel de análises/exames específicos a serem efectuados para monitorização da evolução e quantificação das respostas ao plano inicial
  • Plano em PDF com todos os dados recolhidos na consulta e com as orientações propostas detalhadas, incluindo plano alimentar, alimentos funcionais, suplementos (se necessário) e prescrição de actividade física
  • Shopping List em PDF, dicas diversas e sugestão de receitas
  • É definido um dia por semana em que é feito um ponto de situação e esclarecimento de dúvidas até à consulta seguinte
  • Esclarecimento de dúvidas pontuais via WhatsApp, email ou messenger durante o tempo de acompanhamento activo

Duração | Acompanhamento

Dependendo de cada caso, o acompanhamento é feito com consultas entre 1 a 3 meses, após realização de análises/exames específicos.

De acordo com a periodicidade estabelecida em consulta, os pacientes deverão enviar regularmente o resumo da evolução, de acordo com as instruções solicitadas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram