Base de piza (sem farinha)

Quem não gosta de piza ?

Contundo tendemos evitar as pizas pré-confeccionadas ou take away devido ao excesso de farinha, gorduras, e sal.

E se pudéssemos fazer em casa e de forma rápida uma base para uma piza nutritiva, rica em proteína, sem farinha de trigo, com todo o sabor ?

Aqui costumamos fazer piza com uma base crocante de apenas frango pré-cozinhado e ovos.

Como não se aprecia muito o peito assado de frango, aproveitamos o mesmo para fazer esta receita. É ainda boa altura para aproveitar restos que se tenha para fazer a cobertura: milho, atum, carne desfiada, tomate, etc. E o limite é a criatividade…

Conteúdo da receita

Ingredientes

Massa

  • 500g de frango pré cozinhado (uso peito que sobra de frango assado)
  • 2 ovos
  • 1 colher de gordura (azeita, ghee, manteiga ou óleo de coco)
  • 50g de queijo ralado a gosto, pode optar por versão sem lactose, cabra e ovelha.
  • sal, pimenta, 1 dente de alho

Piza low carb

Topping

Esta parte é livre e ao gosto de cada um. Eu usei:

  • Polpa de tomate
  • Tomate seco
  • Cebola roxa
  • Salsa
  • Queijo mozzarela ralado
  • Tirinhas de bacon (opcional)

Confeção

  1. Pré aquecer o forno a 200º
  2. Num processador, misturar todos os ingredientes até obter a consistência de massa desejada. Poderá ainda adicionar um pouco de farinha de aveia para ter mais consistência.
  3. Preparar um tabuleiro do forno com papel vegetal onde vai dispor a massa na forma pretendida (rectangular é mais prático e rende mais)
  4. Levar ao forno aproximadamente 10 minutos até dourar. Se necessário, virar a meio tempo para dourar do outro lado.
  5. Retirar do forno e colocar a cobertura a gosto terminando com o queijo mozarela. Fio de azeite e órégãos opcionais.
  6. Levar de novo ao forno, agora com o grill, por uns minutos até o queijo gratinar

Sugestões e dicas

  • Em vez de piza, pode usar a massa para fazer tostas. No final da preparação da massa, pode cortar em quadrados e adicionar ervas aromáticas a gosto
  • Use a sua criatividade e varie os ingredientes
  • É uma base de piza ótima para aproveitar restos
  • Envolva as crianças a colocar o recheio. É divertido para elas e vão gostar ainda mais de a comer.
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