Efeito protetor do café

Benefícios do Café

Já sabemos que o consumo moderado de café /até 300mg/dia) pode reduzir o risco de diabetes tipo 2, Parkinson e Alzheimer´s, doenças cardiovasculares além de ser a fonte de antioxidantes mais consumida em todo o mundo.

Principais características do café enquanto bebida

  • Praticamente isenta de calorias (2-5 kcal por chávena de café – sem açúcar!)
  • Composta por vitaminas do complexo B
  • Tem potássio, fósforo e magnésio
  • Muitos compostos com características antioxidantes
  • Efeito ligeiramente laxante
  • Prevenção de vários tipos de cancro
  • Pode acelerar a oxidação lipídica (queima de gordura) e efeitos termogénicos
  • Melhora a performance física, cognitiva, memória, e sensação de bem estar
Como algumas pessoas são sensíveis a cafeína, deve ser consumido em moderação para alguns grupos de pessoas, com por exemplo hipertensos, pessoas que sofrem de ansiedade e insónias e grávidas.
 

Um novo estudo

Foi demonstrado num novo estudo que café é uma bebida rica em polifenóis e tem mais efeitos benéficos em vários sistemas e funções.

✅ Os polifenóis do café ativam a autofagia, que começa durante o jejum e envolve a limpeza de moléculas danificadas dentro de uma célula.

✅ Os polifenóis do café ativam vias genéticas que reparam os danos ao ADN.

✅ Num estudo* as pessoas que beberam 500 ml de café torrado escuro por 4 semanas tiveram uma redução de 23% no dano ao ADN do que o grupo de controle que bebeu água.

✅ Sugere ainda que a torragem pode reduzir os danos ao ADN que podem levar a mutações que podem causar cancros e podem esgotar as células-tronco dos órgãos, o que leva ao envelhecimento dos tecidos. 

Um outro estudo* recente descobriu que as pessoas centenárias (pessoas que vivem até os 100 anos) e semissupercentenários (pessoas que vivem até os 105 anos) têm perfis genéticos únicos caracterizados por mecanismos de reparação de ADN altamente eficientes.

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

Deixe uma resposta