É o salmão tóxico ?

Salmão - Miguel Figueiredo

A origem da história...

Em 2016 um blog português, de um autor anónimo, escreveu sobre o salmão de viveiro, alegando ser o “alimento mais tóxico do mundo”. 🙄

O texto teve milhares de partilhas e ainda continua a circular. As coisas são repetidas tantas vezes, que se assumem como verdades absolutas.
Ninguém prestou atenção às reações de pessoas que falaram com conhecimento de causa.

A principal alegação, baseia-se numa frase de um ecologista no documentário “Peixe, Criação em Águas Turbulentas” de 2013 que a RTP transmitiu.

O ecologista referenciado como “um dos mais respeitados da Noruega”, Kurt Oddekalv, declarou guerra aos criadores de salmão.

Ele não foi respeitado por muitos colegas nem por muitas associações ambientalistas. Foi até excluído da Sociedade Norueguesa para a Conservação da Natureza.

Foi o fundador de uma ONG ambientalista que, apesar de ter recebido financiamentos, está associada a empresas comerciais desde a imprensa escrita a negócios imobiliários.

No documentário, esteve em causa o salmão de viveiro que consumimos. O salmão selvagem é escasso e está protegido a nível mundial.

Diz-se que milhões de peixes coexistem em viveiro, (o que é verdade) e os faz adoecer, e que os criadores a adotam práticas como a aplicação de pesticidas contra parasitas e evitar doenças.

O documentário foi realizado sem os criadores de salmão terem sido ouvidos e pudessem esclarecer algumas questões. Foi menos um documentário e mais uma opinião pessoal.

❗️Sim, são utilizados pesticidas e antibióticos. Em 2016 um relatório demonstrou que menos de 0,5% do salmão norueguês” continha antibióticos, todos eles autorizados pelas autoridades, e de acordo com as exigências europeias.

✅ A Europa tem padrões de qualidade mais elevados que a maioria dos países.

❗️Sim, há potenciais riscos, transversais a todos os alimentos. Vegetais, leguminosas, animais de cativeiro ou não, peixes, frango, porco, vaca, etc.

Não há alimentos perfeitos e bom senso precisa-se! Urgentemente ‼️

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

Deixe uma resposta