O Delicioso (e maldito sushi)

O sushi engorda ?

Introdução

Quem nunca se sentiu inchado e com um peso desproporcional no dia seguinte ou umas horas após uma refeição de sushi ? 

A isto até se chama de “sushi face” ou cara de sushi e vamos descobrir porquê. E lamento se vou ser desmancha-prazeres para os que encaixavam o sushi nas refeições light e de dieta.

O que acontece ?

Não é de estranhar aquele aumento de peso ou sentir o corpo mais inchado. Realmente, a combinação de arroz, açúcar e molho de soja é uma receita bombástica para que o corpo retenha líquidos.

O arroz é rico em amido que será essencialmente convertido em glicose. Mais ainda, o fabrico do arroz de sushi leva açúcar (o que é surpresa para muita gente). 

Depois cada porção é geralmente “mergulhada” em molho de soja, com um teor de sódio elevadíssimo.

Nos sushi tipo fusão, são ainda adicionados molhos doces, maionese, queijo creme, fritos e outros ingredientes que além de muito calóricos, também levam sal na sua constituição.Sushi engorda

Para cada grama de glicogénio (as nossas reservas de açúcar no corpo), são armazenadas também com mais 3g de água. O sal, como é sabido, obriga também o organismo a reter mais água.

Se no dia seguinte o peso na balança disparar, não fique surpreso por isso. Nem vá trocar de balança pois ela está a funcionar bem, apesar o peso expressar essencialmente a água retida.

Claro que não é uma refeição de sushi que vai boicotar todo um plano alimentar, mas aqui as porções consumidas são mais importante, se o controle de peso for um objetivo.

Cuidado

É que uma simples peça de sushi pode ir de 50 a 100kcal ou mais, dependendo da sua versão.

Isto pode ser um problema, especialmente nas versões “all you can eat“, cada vez mais na moda. Se o fizer todas as semanas pode comprometer todo o esforço que fez durante a semana. 

Eu adoro sushi e não me privo de comer. Mas qualquer abuso não me passa despercebido e o corpo ressente-se.

Existem alguns “hacks” para recuperar mais rápido mas vou deixar para outro post.

Deixe uma resposta